19 setembro, 2006

Relatório do II Seminário de Licenciatura

RELATÓRIO DO II SEMINÁRIO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA DA UFMA – 2003.

O II Seminário de Licenciatura em Sociologia realizou-se nos dias 14 e 15 de maio de 2003, no Auditório A do Centro de Ciências Humanas da UFMA. Nessa ocasião foram apresentadas, por alunos e professores do Curso de Graduação em Ciências Sociais, propostas para funcionamento e desenvolvimento do Laboratório de Ensino de Ciências Sociais (LECS).
No entanto, como o LECS é um projeto de extensão universitária ligado ao Curso de Ciências Sociais e ao Departamento de Sociologia e Antropologia, foram apresentadas também propostas para o Colegiado do Curso e para o Departamento. Dessa forma, passamos a enumerar as propostas.
Primeiramente, vamos apresentar as propostas colocadas para o trabalho do Laboratório (LECS). Em sua maioria estas idéias foram elaboradas pelo bacharel e licenciado egresso do Curso de Ciências Sociais, Jorge Antônio R. da Silva. Seu documento foi intitulado “Propostas de Implementação do LECS”, mas também foram acrescentadas propostas de outros participantes e da Coordenação:
1. Elaboração de Projeto pelo Licenciando no ato de inscrição na Prática de Ensino;
2. Experimentação, avaliação e difusão do uso de ferramentas aplicadas ao ensino de metodologia e à pesquisa visando melhor adequação entre teoria e prática na sociologia, antropologia e ciência política;
3. Atendimento a alunos, professores e pesquisadores cadastrados;
4. Cursos de treinamento e atualização para usuários – Curso de Expressão Corporal;
5. Criação de um Curso Pré-Vestibular para Carentes;
6. Início da Prática de Ensino no Terceiro Período do Curso de Graduação;
7. Realização de Convênios e Parcerias (Estágios Remunerados) – Intensificar o Intercâmbio com os Pedagogos e Filósofos que ministram Sociologia;
8. Aquisição de Recursos Materiais: - Equipamento áudio-visuais (vídeo cassete, televisão, filmadora, computador, internet, acervo de monografia e relatórios de pesquisa; Bibliografia Básica; Sala, mesa, cadeiras);
9. Recursos Humanos: - Coordenação; Administração; Orientadores e Supervisão de Estágio;
10. Parceria com Sindicatos.

Estes são, em resumo, os itens que compõem as propostas apresentadas e aprovadas pelos participantes do Evento. Como foi adiantado, tratam de questões específicas do Laboratório de Ensino. A seguir vamos apontar as propostas colocadas para o Colegiado do Curso e para o Departamento de Sociologia e Antropologia:
1. Desenvolvimento e apoio para o único Projeto de Extensão Universitária do DEPSAN – O LECS;
2. Realização de Seminários Semestrais;
3. Institucionalização do LECS;
4. Incorporação Urgente da Licenciatura no Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Sociais;
5. Campanha Intensificada pela Sociologia no Vestibular Tradicional e no PSG da UFMA;
6. Encaminhamento das Propostas do Grupo de Trabalho em Licenciatura para o DEPSAN e o Colegiado;
7. Realização de Seminários Integrados de Ensino e Pesquisa;
8. Realização de Reforma da Grade Curricular – Retirada de Disciplinas Repetitivas e inclusão de outras como Ética Profissional, Seminários Integrados, etc.

As propostas apresentadas no II Seminário de Licenciatura em Sociologia serão protocoladas e enviadas para o DEPSAN, o Colegiado do Curso, a COPEVE, o CA de Ciências Sociais, PREXAE e a PROEN. Esperamos que recebam apoio destas instâncias Acadêmicas e Universitárias.

Coordenação de Licenciatura
Grupo de Trabalho em Licenciatura