26 março, 2011

Guia de Livros Didáticos de Sociologia - PNLD 2012

O PNLD - PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO lançou o Guia 2012 para o Ensino Médio. 


Apresentação

Caro Professor, Cara Professora

Está em suas mãos o guia do livro didático de Sociologia. A escolha dos livros que a sua escola utilizará a partir de 2012 se dá num momento de obrigatoriedade da Sociologia como componente curricular nos três anos do ensino médio, em 
decorrência da Lei n. 11.684/08 – e, por esse motivo, a disciplina foi incluída 
pela primeira vez no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).


Nesse contexto, o longo processo de avaliação e escolha dos livros adquire uma importância 
especial, que implica muita responsabilidade de todos nele envolvidos.

O livro didático de Sociologia pode atuar em três dimensões na escola pública: didático-pedagógica, social e política.

No plano didático-pedagógico, poderá favorecer os alunos quanto à capacidade de estranhar e desnaturalizar a vida social em que se inserem.

No plano social, o livro didático representa, ao menos para uma parcela significativa de estudantes, a única oportunidade de acesso a um bem cultural.

No plano político, a distribuição gratuita do livro didático pode contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da escola pública.

São muitas as implicações do livro didático no processo de ensino e 
aprendizagem, sobretudo no caso da Sociologia, ainda sem tempo suficiente 
para consolidar-se como disciplina escolar. Sabemos que o livro não deve se 
constituir no único material de ensino em sala de aula, mas pode ser uma 
referência capaz de estimular a curiosidade e o interesse para a discussão, a 
análise e a crítica dos conhecimentos sociológicos. Isso significa que é tarefa 
do professor/professora fazer do livro didático um aliado de sua prática 
pedagógica, adequando-o ao projeto político-pedagógico de sua escola, as
suas necessidades, e a de seus alunos.

Neste Guia você conhecerá o processo de avaliação dos livros de Sociologia, até a chegada deles à escola. Encontrará também os critérios considerados na avaliação, 
permitindo que se possam entender os motivos para a aprovação e a exclusão 
dos livros. Ao final, você terá a resenha dos livros aprovados, dando indicações das 
possibilidades, mas também dos limites de uso das publicações em sala de aula.

Sabemos que cabe a você, professor/professora, tornar o livro didático de Sociologia um instrumento de melhoria do ensino.

Bom trabalho!