O PNLD - PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO lançou o Guia 2012 para o Ensino Médio.
Apresentação
Caro Professor, Cara Professora
Está em suas mãos o guia do livro didático de Sociologia. A escolha dos livros que a sua escola utilizará a partir de 2012 se dá num momento de obrigatoriedade da Sociologia como componente curricular nos três anos do ensino médio, em
decorrência da Lei n. 11.684/08 – e, por esse motivo, a disciplina foi incluída
pela primeira vez no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Nesse contexto, o longo processo de avaliação e escolha dos livros adquire uma importância
especial, que implica muita responsabilidade de todos nele envolvidos.
O livro didático de Sociologia pode atuar em três dimensões na escola pública: didático-pedagógica, social e política.
No plano didático-pedagógico, poderá favorecer os alunos quanto à capacidade de estranhar e desnaturalizar a vida social em que se inserem.
No plano social, o livro didático representa, ao menos para uma parcela significativa de estudantes, a única oportunidade de acesso a um bem cultural.
No plano político, a distribuição gratuita do livro didático pode contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da escola pública.
São muitas as implicações do livro didático no processo de ensino e
aprendizagem, sobretudo no caso da Sociologia, ainda sem tempo suficiente
para consolidar-se como disciplina escolar. Sabemos que o livro não deve se
constituir no único material de ensino em sala de aula, mas pode ser uma
referência capaz de estimular a curiosidade e o interesse para a discussão, a
análise e a crítica dos conhecimentos sociológicos. Isso significa que é tarefa
do professor/professora fazer do livro didático um aliado de sua prática
pedagógica, adequando-o ao projeto político-pedagógico de sua escola, as
suas necessidades, e a de seus alunos.
Neste Guia você conhecerá o processo de avaliação dos livros de Sociologia, até a chegada deles à escola. Encontrará também os critérios considerados na avaliação,
permitindo que se possam entender os motivos para a aprovação e a exclusão
dos livros. Ao final, você terá a resenha dos livros aprovados, dando indicações das
possibilidades, mas também dos limites de uso das publicações em sala de aula.
Sabemos que cabe a você, professor/professora, tornar o livro didático de Sociologia um instrumento de melhoria do ensino.
Bom trabalho!