29 julho, 2007

Notícias Encontro Nacional em São Paulo

Notícias sobre o 1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia
Boletim nº 7 de 17 de Julho de 2007

Car@s amig@s: Desde nosso último boletim nº 6, de 12 de junho, transcorreu 35 dias. Conforme amplamente noticiado, tivemos que adiar o evento em função das dificuldades de liberação de recursos do MEC para hospedagem e alimentação. Desta feita, agora tudo resolvido nessa área, estamos a menos de cinco dias da abertura da realização de nosso esperado 1º Encontro nacional. Cabe-nos neste momento transmitir a tod@s os colegas do país, professores de filosofia, representantes de estudantes e de professores em geral, membros de secretarias da educação, as últimas notícias, as nossas orientações finais, ainda que vamos fazer outros boletins antes do Encontro.

1. Hotel do Encontro – Foi finalmente definido pela agência vencedora da licitação qual será o local onde todos ficarão hospedados. Será no Hotel Excelsior, localizado no seguinte endereço: Avenida Ipiranga, nº 770 – Centro – Praça da República (quase esquina com a Avenida São João, lá mesmo, na música Sampa do Caetano, próximo da estação República do Metrô, linha 3, vermelha, Leste-Oeste). Fone do hotel de sua central de reservas: 11-3331-0377. Esse hotel fica a uns quatro quilômetros do Anhembi, mas a agência operadora vai disponibilizar traslado de ida-e-volta para o Auditório “Elis Regina” no Anhembi. Aos que chegarem um ou mais dias antes ou que saírem depois do término do Encontro, acertarão as suas diárias a mais diretamente com o Hotel, ao mesmo preço que estamos pagando por quarto duplo (R$80,00).

2. Horário de chegada e saída – As delegações devem chegar a partir das 12h do dia 22 de julho, domingo e estamos vendo a possibilidade de que o credenciamento (crachás e pastas) ser feito no hotel ou na própria Apeoesp, que fica na Praça da República 282 (cem metros do Hotel). Esses detalhes informaremos no próximo boletim. A saída deve ser no dia 24 de julho, a partir das 12h, terça-feira (estamos negociando com o Hotel uma ampliação disso para desocupar os quartos).

3. Balanço das inscrições – Sabemos que com o adiamento, muitas pessoas não puderam comparecer nas datas possíveis (aliás, só tivemos essa data, que eram os únicos três dias corridos, em julho, disponível na agenda do Anhembi; se não fosse agora, somente em outubro). Ainda assim, o Encontro, que foi formatado para 700 participantes, tem, até o momento, em torno de 450 a 500 inscrições. O balanço que fazemos é o seguinte, pelas respectivas entidades e suas cotas de vagas:

3.1. Estudantes universitários da UNE – tem direito a cem vagas, mas temos apenas sete inscritos;
3.2. Estudantes secundaristas – tem direito a 30 vagas, mas até agora nenhum inscrito;
3.3. Sociólogos – tem direito a 30 vagas, mas inscreveram apenas 16 até agora;
3.4. Professores da rede pública – tem direito a 70 vagas, pagaram a sua cota total, mas inscreveram 45 professores até agora (pode-se chegar até a 120 participantes);
3.5. Professores da rede privada – tem direito a 70 vagas, pagaram por sua cota total, mas inscreveram até agora apenas 40 professores;
3.6. Secretarias da Educação (Consed) – tem direito a 54 vagas (dois por estado), mas até agora inscreveram apenas 10 representantes;
3.7. Sociedades científicas (SBS. FSBEF, ANPOF e ANFOPE) – tem direito a 40 vagas, mas até o momento inscreveram apenas no máximo 20 vagas;
3.8. Curso de CS, Laboratórios de Ensino e Cursos de Filosofia – tem direito a até 220 vagas, mas até o momento inscreveram apenas 70 cursos;
3.9. Apeoesp – tem direito a até 300 vagas e já estão com 264 inscritos e devem completar a sua cota;
3.10. Observadores – fixamos até 70 vagas e até o momento estamos com 30 inscritos.

Assim, como todos podem observar, temos ainda vagas disponíveis, com direito a alimentação e hospedagem (o valor que o sistema gera de cobrança de boleto, ao qual estamos chamando de doação, é para cobrir exatamente a parte que os patrocinadores não cobriram, como o MEC, SESC e CEF). Fazemos um apelo a todas as entidades para que se esforcem nesta reta final e cumpram as suas metas de inscrição, as suas cotas ou que, pelo menos, acertem os valores de suas cotas-partes para que a coordenação não fique com dívidas na praça (um evento dessa natureza, coletivo, envolvendo 11 entidades, é difícil de ser organizado e todos devem colaborar para que não fiquemos com déficit);

4. Alimentação – o sistema de apoio que recebemos do MEC implicará no seguinte: a) abertura um coquetel (no primeiro dia não teremos jantar). Nos dias seguintes, segunda e terça, teremos almoço e jantar, servidos diretamente no Anhembi, em local próximo ao auditório "Elis Regina", nos horários que compreende das 12h30 às 14h e 18h às 19h30, bem como sempre um pequeno intervalo para o café, nos horários das 10h30 e 15h30;



5. Estandes – Na parte coberta do auditório “Elis Regina”, teremos apenas e tão somente dois estandes, o do SESC e da Editora Escala, que edita as revistas “Sociologia” e “Filosofia”, que nos ajudaram muito. Cada estande desses terá nove metros quadrados. Fora do auditório, sem garantia de cobertura, outras livrarias, editoras e entidades montarão diversos pequenos estandes menores, todos credenciados pela comissão organizadora;

6. Pastas – Começarão a ser montadas nesta quinta-feira e conterão todos os documentos selecionados pelas entidades que compõem a comissão organizadora, que serão xerocadas em número de até 700 originais. Tais pastas terão ainda revistas e outros materiais cedidos por editoras e entidades, desde que sejam gratuitos e que se deseje que sejam distribuídos aos participantes do 1º Encontro. Nas pastas teremos a programação oficial e detalhada, a dinâmica da mesa de abertura, o regimento interno, as propostas que a comissão organizadora apresenta ao debate, bem como as OCNs de ambas as disciplinas, a resolução 04/06 e o parecer 38/06 entre outros documentos;

7. Chegada no aeroporto – Não haverá traslado entre o aeroporto e o hotel, portanto cada um deve se virar por si próprio. Quem vier por Congonhas, em frente ao aeroporto tem a Avenida Washington Luiz/Rubem Berta, fartamente servida por ônibus que vem ao centro da cidade ou a uma estação do metrô (várias opções). Depois é só chegar até a estação República e já esta no Hotel Excelsior. Teremos traslados para os convidados e palestristas das mesas temáticas;

8. Reunião da executiva – Próxima reunião ocorrerá nesta quarta-feira, dia 18 de julho, a partir das 14h na sede da Apeoesp, que fica na Praça da República, nº 282, sala de reuniões do 6º andar (confirmações de presença das 11 entidades pelo fone 11-3350-6060 com a Profª Nella ou justificativas de presença). São membros da Comissão Executiva do 1º Encontro Nacional sobre Ensino de S&F: Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho (Sinsesp); Prof. Douglas Izzo (Apeoesp); Prof. Paulo Neves (Apeoesp); Profª Fátima Carvalho (Apeoesp); Prof. Júlio Goulart (Apeoesp); Prof. Fábio Santos de Moraes (CNTE); Daniela Costa (UNE); Gerson Marques (Ubes); Prof. Léo Tavares (Apeoesp); Prof. Aldo Santos (Apeoesp) e Profª Nella Gonçalves (Secretária Executiva);

9. Reunião da coordenação Nacional – 11ª e última reunião da Coordenação Nacional, com todas as 11 entidades organizadoras e parceiras, ocorrerá no próximo domingo, dia da abertura do Encontro, dia 22 de julho, a partir das 10h até as 13h na sede da Apeoesp, Mezanino, Praça da República, nº 282, Centro. São membros da Comissão Organizadora Nacional: Profª Maria Isabel Noronha, Prof. Paulo Neves e Douglas Izzo (Diretores do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP), Prof. Heleno Araújo Filho (Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Prof. José Tadeu Almeida (Diretor Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), Prof. Emmanuel Appel (Co-Coordenador do Fórum Sul Brasileiro de Filosofia e Ensino, UFPR), Thiago Franco (Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Prof. Dr. Álvaro Valls (Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, Unisinos), Prof. Dr. Tom Dwyer (Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, Unicamp), Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho (Vice-Presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de SP), Profª Drª Helena Costa Lopes de Freitas (Presidente da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação, Unicamp), Lúcia Stumff (Presidente da União Nacional dos Estudantes) e Prof. MS. Erlando Rêses (Rede Pública do Distrito Federal, UnB).

Esperamos que tod@s possam ampliar a nossa divulgação das informações que constam deste nosso Boletim nº 7, divulgando-o para todas as suas listas pessoais de endereços eletrônicos. Esperamos que tod@s possam se esforçar ainda para realizar as suas inscrições, sejam elas pessoais ou corporativas, como representantes de suas entidades, pois ainda temos vagas disponíveis dentro da formatação que idealizamos.

Ficamos por aqui até o nosso próximo boletim. Abraços a tod@s do amigo e colega

Forte abraço a tod@s e até o próximo boletim