29 julho, 2007

1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia em São Paulo

Aberto com sucesso o 1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia em São Paulo

Preparado que vinha sendo desde julho do ano passado, quando a CEBCNE aprovou por unanimidade a obrigatoriedade do ensino de S&F em todas as quase 25 mil escolas públicas e privadas de Ensino Médio no país, abriu ontem, dia 22 de julho de 2007, no auditório “Elis Regina”, com a presença de todos os 27 estados brasileiros e quase 700 participantes.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos os representantes das seguintes entidades e personalidades, que fizeram uso da palavra: a Profª Drª Helena Costa Lopes de Freitas – Presidente da Associação Nacional Pela Formação de Profissionais em Educação; Prof. Emmanuel Appel – Co-Coordenador do Fórum Sul Brasileiro de Filosofia e Ensino; Thiago Franco – Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas; Profª Drª Ileizi Fiorelli – Representante da Sociedade Brasileira de Sociologia; Prof. Dr. Álvaro Valls – Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia; Prof. José Tadeu – Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino; Prof. Denílson Bento da Costa – Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Prof. Adeum Sauer – Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação e Secretário da Educação do Estado da Bahia; Lúcia Stumff – Presidente da União Nacional dos Estudantes; Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho – Vice-Presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo; Prof. Carlos Ramiro de Castro – Presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.

Também se pronunciaram as seguintes autoridades: jornalista Audálio Dantas, diretor da Associação Brasileira de Imprensa – ABI; Prof. Francisco de Assis Ferreira, dirigente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, professor de filosofia e diretor da Apeoesp; Sociólogo Carlos Cabral, representando neste ato o diretor regional do SESC/SP, Danilo Santos Miranda; Profª Drª Lúcia Helena Loddi, Diretora do Ensino Básico do MEC, neste ato representando sua Excelência o Senhor Ministro de Estado da Educação, Prof. Dr. Fernando Haddad.

Todos, de pé, ouviram o Hino Nacional Brasileiro.

Após isso, passou-se, então, a realização de homenagens a pessoas que apoiaram a luta pela aprovação da S&F ao longo dos últimos anos em nosso país e que se fizeram presentes neste evento.

O Prof. Lejeune Mato Grosso – Vice-Presidente do Sinsesp, homenageou o Deputado Ribamar Alves (PSB/MA); o Prof. Douglas Izzo – Diretor da Apeoesp homenageou o Sociólogo e Prof. Adeum Sauer, membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, Relator da obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED e atual secretário da Educação da Bahia; a estudante Lúcia Stumff – Presidente da UNE homenageou o Sociólogo César Calegari, membro do CNE e um dos Relatores do Parecer 38/06 que obrigada o ensino de S&F e secretário de educação de Taboão da Serra e por fim, o Prof. Denílson Costa, Diretor da CNTE, homenageou a Profª Maria Izabel Noronha, Diretora da Apeoesp e Conselheira da CEB/CNE, que se encontra impossibilitada de vir à abertura, por problemas de saúde na família. Bebel foi representada no ato pelo Profa Carlos Ramiro de Castro.

O ato público de abertura dos trabalhos foi encerrado pela falação da representante do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Educação, Prof. Dr. Fernando Haddad, à Profª Drª Lúcia Loddi, Diretora de Ensino Básico do MEC.

Ao final, todos foram convidados a participar de um coquetel de abertura ao som do nosso querido Francisco Gretter que acontecerá no saguão do auditório.

1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia

“Sociologia e Filosofia e as Orientações voltadas à
Construção de uma Escola Crítica no Século XXI”

Programa Oficial do 1º Encontro

Dia 22 de julho de 2007 – Domingo – 17h


Abertura solene –– Auditório “Elis Regina” do Palácio das Convenções do Anhembi – Composição de todas as dez entidades promotoras do Encontro, através de seus presidentes ou seus representantes e mais Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Educação, Prof. Dr. Fernando Haddad e demais autoridades nacionais e estaduais, bem como entidades representativas da sociedade civil que apoiaram a luta pela obrigatoriedade da S&F.

20h30 – Show Cultural com músicas latino-americanas, brasileiras sob coordenação do filósofo e cancioneiro popular Chico Gretter.

Coquetel de abertura

Dia 23 de julho de 2007 – Segunda-feira


Das 9h às 12h
Mesa unificada sobre Ensino Médio – Auditório “Elis Regina” do Anhembi – Prof. Emmanuel Appel (UFPR), Prof. Drª Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, presidente da Câmara de Ensino Básico do CNE, Prof. Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, Secretária Nacional de Ensino Básico do MEC e Profª Drª Maria Helena Guimarães de Castro (Secretária da Educação do DF e Vice-Presidente do CONSED). Coordenação: Prof. Carlos Ramiro de Castro (Presidente da Apeoesp) e Relatoria: Thiago franco (Presidente da Ubes).

Haverá um intervalo para café das 10h30 às 10h45.

Almoço – das 12h às 13h

Das 13h às 14h – Ato Público pela implantação da “Sociologia & Filosofia Já!” – Coordenação do Coletivo Estadual de Professores de S&F no Auditório “Elis Regina”.

Das 14h às 18h

Mesa de Sociologia (Conteúdos) – Auditório “Elis Regina” – Palestrantes: Prof. Dr. Nelson Dácio Tomazi (UEL) e Profª Drª Maria Cristina Castilho Costa (ECA/USP). Coordenação: Profª Drª Ileizi Fiorelli (Representante da SBS/UEL) e Relatoria: Prof. José Tadeu de Almeida (Diretor da CONTEE).

Mesa de Filosofia (Conteúdos) – Auditório “9” do Anhembi – Palestrantes: Dr. Celso Favareto (USP) e Prof. Dr. João Carlos Sales (UFBA). Coordenação: Prof. Dr. José Veríssimo (FSBEF) e Relatoria: Lúcia Stumff (Presidente da UNE).

Intervalo para café das 15h30 às 15h45

Jantar a partir das 19h no próprio Anhembi. Noite livre

Dia 24 de julho de 2007 – terça-feira


Das 9h às 12h30

Mesa de Sociologia (Metodologias) – Auditório “Elis Regina” – Palestrantes: Profª Drª Elisabeth Fonseca Guimarães (UFU) e Profª Drª Ileizi Fiorelli (UEL). Coordenação: Prof. Heleno Araújo Filho (diretor da CNTE) e Relatoria: Prof. Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho (Vice-presidente do Sinsesp).

Mesa de Filosofia (Metodologias) – Auditório “9” Anhembi – Palestrantes: Prof. Dr. Sílvio Gallo (Unicamp) e Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino (FEUSP). Coordenação: Profª Drª Helena Lopes de Freitas (Presidente da Anfope/Unicamp) e Relatoria: Prof. Dr. Álvaro Valls (Presidente da Anpof/Unisinos).

Intervalo para café das 10h30 às 10h45

Almoço das 12h30 ás 14h (desocupação dos quartos nos hotéis)

Das 14h às 16h


Plenária de Conclusões de Sociologia – Auditório “Elis Regina” – Coordenação: Prof. Dr. Tom Dwyer e Relatoria: Prof. Lejeune Mato Grosso de Carvalho.

Plenária de Conclusões de Filosofia – Auditório “9” do Anhembi – Coordenação: Prof. Emmanuel Appel e Relatoria: Prof. Aldo Santos.

Intervalo para o café das 16h às 16h30 e para relatores prepararem os documentos para a Plenária Final.

Das 16h30 às 18h – Plenária Geral Unificada de Encerramento – Auditório “Elis Regina” – Coordenação Geral: Professores Carlos Ramiro de Castro (Apeoesp) e Lejeune Mato Grosso de Carvalho (Sinsesp), juntamente com Paulo Neves e Douglas Izzo.

19h – Jantar no próprio Anhembi e encerramento do Encontro.