17 fevereiro, 2008

Para que serve a sociologia?

Para que serve a sociologia?
Que utilidade tem a sociologia? Para que estudar sociologia? Puxa vida, são 10 e 43 da manhã de uma segunda-feira. Existem centenas senão milhares de explicações na Internet em várias línguas. Acho melhor perguntar. Apenas fazer perguntas.
Por quais motivos muitas pessoas, senão a maioria das pessoas, não deseja compreender como se dá a interligação, a relação entre as pessoas e o meio em que vivem, podendo reconhecer aí vários processos e padrões de comportamento se tais processos e padrões de comportamento são de extrema utilidade para elas? Poderiam ser úteis na vida cotidiana e nas diversas relações sociais, isto é, entre pessoas? Não ajuda na tomada de decisões?
Você realmente quer saber como as pessoas se relacionam, isto é, como elas se interligam, não como pessoa isolada, mas pessoas que se encontram umas com as outras? Quer saber quais fenômenos ocorrem quando as pessoas se encontram umas com as outras, em grupos de tamanhos diferentes? Quer saber sobre o comportamento humano em função do meio? Quer saber, afinal de contas, quais são os processos? Qual o tamanho do grupo de pessoas que deseja estudar ou compreender? Duas pessoas? Dez pessoas? Mil pessoas? Um milhão de pessoas? O planeta inteiro? As pessoas de um determinado bairro? De uma cidade, de um estado ou país? Ou você quer estudar e compreender a interligação entre grupos de pessoas? Entre grupos de países? Onde estas pessoas estão? Em casa? Na escola? Em uma empresa? Em uma repartição pública? Na rua? Em um restaurante? Em uma rave? Em um shopping? Quer saber sobre relações econômicas? A economia não é feita por pessoas?
Você quer saber como as pessoas, de maneira interligada, produzem, trabalham, exploram, são exploradas, estudam, se divertem, escravizam e são escravizadas? Quer saber sobre o comportamento religioso? Quer saber sobre o comportamento político? Quer saber sobre os vários padrões de pensamento na hora em que as pessoas agem umas com as outras? Sei, não dá pra explicar tudo através da sociologia, nem é essa a pretensão. Mas será que dá para compreender uma boa parte do comportamento humano enquanto relação uns com os outros? Quer saber por que você se comporta de maneira diferente dependendo do grupo em que está?
Sabia que para você poder tomar um simples copo de água você precisa de centenas senão milhares de pessoas? Você sabia que quando falamos em interligação entre os indivíduos, do relacionamento e comportamento entre pessoas, elas necessariamente não precisam estar próximas de você? Você sabia que milhares senão milhões de pessoas estão, de alguma maneira, interligadas a você?
Você sabia que mesmo não querendo ou não tendo consciência, muitos dos atos que mesmo considerados como individuais, estão interligados com milhares de pessoas? Que muitos desses atos podem influenciar a vida de alguém que você nem conhece? Você sabia que para o outro você é o outro? Você sabia que para os outros, nós somos os outros?
Ora, serão úteis na prática o conhecimento de alguns conceitos de sociologia e algumas teorias? Será que ajuda a melhorar qualidade de vida? Será importante compreender o meio em que vivemos? Compreender, pelo menos em parte o meio em vivemos e vários padrões de relacionamento, de interligações uns com os outros não é útil?
Visite o Portal
http://www.sociologia.slg.br/portal5/content/view/49/lang,br_pt/