26 agosto, 2006

Laboratório de Ensino de Sociologia

Universidade Federal de Maranhão
Centro de Ciência Humanas
Departamento de Sociologia e Antropologia
Estágio Curricular
Licenciatura em Ciências Sociais



L E C S
LABORATÓRIO DE
ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

São Luís
Criado em 2001

PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO DAS CONDIÇÕES DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS:

JUSTIFICATIVA

Considerando o esforço do Departamento de Sociologia e Antropologia (DEPSAN) de propor a criação de um Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia na UFMA, sem diminuir a qualidade da Graduação em Ciências Sociais, apresentamos este Projeto de criação do Laboratório de Ensino em Ciências Sociais. Este Projeto tem como inspiração algumas das Propostas das DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR do MEC, lançadas em Maio de 2001. Nessas Diretrizes, são apontadas como pontos fundamentais para a melhoria da qualificação da formação de professores de Ensino Médio: o saneamento das deficiências do acervo bibliográfico e a efetivação dos laboratórios. Desde então, o DEPSAN tem se empenhado em atender essas demandas, de modo a propiciar melhores condições acadêmicas de funcionamento da Licenciatura e do próprio Curso de Ciências Sociais.
Este projeto de criação de laboratório de ensino procura atender minimamente as recomendações das Diretrizes do MEC, tanto no que se refere a parte de laboratório, como de acervo bibliográfico. As linhas que se seguem esclarecem a prática de funcionamento do LECS e o seu vínculo acadêmico com o curso de Ciências Sociais.
A criação de um laboratório especifico para o ensino de Ciências Sociais está diretamente associada as atividades das disciplinas do Curso de Graduação, que ainda precisa ser trabalhada devidamente pelo Colegiado do Curso. Sua necessidade e viabilidade advém do caráter eminentemente pedagógico que rege seus conteúdos, principalmente no que se refere a seus objetivos e a sua ementa que destaca como prioridade o ensino de Sociologia, e das outras Ciências Sociais, nos níveis médio e superior. A vinculação desse laboratório à disciplina, contudo, não limita a participação dos interessados ou a escolha dos temas abordados. É proposta do LECS abrigar todos aqueles que se interessam em discutir as diferentes disciplinas de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), a partir das inúmeras possibilidades em que as mesmas se apresentam, independentemente do grau de ensino em que está sendo ou que foi ministrada.
A existência primeira da disciplina Sociologia, a partir da própria criação da cátedra, em 1877, na Universidade de Bordéus, é tomada como um marco que impulsionou sua implantação em outros cursos e Universidades, solidificando o conteúdo Sociológico como necessário e indispensável para o conhecimento cientifico da realidade social. Pesquisar a trajetória histórica das disciplinas sociológicas, desde a implantação da Sociologia no Brasil, pela primeira vez, nos cursos secundários, em 1891, sob a égide da reforma de ensino protagonizada por Benjamin Constant; analisar seu “altos” e “baixos” no interior do sistema de ensino nacional; apreender as inúmeras e diferenciadas situações por ela vivenciadas na atualidade; vivenciar a prática da disciplina em sala de aula nos diferentes níveis de ensino em que é ministrada; desenvolver atividades especificamente relacionadas ao conteúdo programático das disciplinas sociológicas nas escolas publicas de Ensino Médio, visando o aprimoramento da prática docente, o desenvolvimento da criatividade e o aprendizado sociológico; são exemplos de atividades possíveis de serem desenvolvidas pelo LECS. A proposta é que o ensino, a pesquisa e a extensão se interpenetrem, em direção à compreensão do conteúdo sociológico como indispensável para uma sociedade de homens conscientes, cidadãos críticos e profissionais competentes.
A proposta de trabalho prevê o compromisso acadêmico com alunos e professores de Sociologia das escolas públicas de ensino médio da cidade, que só se viabilizará mediante o envolvimento, a participação e a troca de experiências com alunos e professores desse nível educacional.
A institucionalização de um espaço acadêmico para refletir sobre a prática histórica da disciplina, em seus vários níveis de ensino, constrói esta justificativa, alicerçada pelas bases epistemológicas que regem o conhecimento sociológico, a partir da análise cientifica da realidade e da compreensão crítica dos fenômenos sociais.


OBJETIVOS

O objetivo do Laboratório de Ensino em Ciências Sociais (LECS) – é especificado pelo compromisso do próprio Departamento de Sociologia e Antropologia com a Sociologia, disciplina que, a partir do Ensino Médio, tem dado a sua contribuição acadêmica aos mais diferentes níveis educacionais.
As atividades propostas, aceitas e praticadas devem, todas elas, de alguma forma, incidirem sobre a realidade vivenciada pelas disciplinas sociológicas. Ou seja, a pesquisa, a extensão e o ensino da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, no interior das Ciências Sociais, constituem o objeto de análise do LECS. É essa especificidade que marca a criação, a atualidade e a continuidade da existência do LECS. O envolvimento de alunos e professores do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Curso de Ciências Sociais da UFMA é essencial, uma vez que são nessas duas instâncias acadêmicas que o conhecimento teórico-científico se institucionaliza, mediante a realização de projetos de pesquisas, de atividades extensionistas e da formação do profissional capacitado para a prática docente.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada, entendida aqui como o caminho traçado para efetivar os objetivos propostos, deve explicitar com clareza os procedimentos práticos que dão coerência e sustentabilidade científica à análise, as concepções teóricas que delimitam a abordagem do objeto, as técnicas utilizadas para reconstruir a realidade experimentada. É a metodologia que evidencia a “marca”, a caracterização própria do trabalho; é ela que o torna único, específico, distinto dos demais realizados na área.
A “marca” identificadora deste projeto de laboratório se evidencia, substancialmente, nas atividades desenvolvidas no espaço acadêmico do LECS - Laboratório de Ensino em Ciências Sociais. O ensino de Sociologia é que confere especificidade a esta marca. A contribuição da disciplina para a construção da cidadania dos jovens brasileiros, a trajetória histórica percorrida pela Sociologia nos currículos escolares, enveredando para questões prementes, voltadas para o cotidiano da disciplina nas escolas públicas e particulares da cidade de São Luís, entre outras, são propostas de atividades desenvolvidas pelo LECS.
As linhas de pesquisas e projetos desenvolvidos devem seguir a proposta de criação e funcionamento do LECS, ou seja, estarem voltados para a experimentação, a pesquisa e o aprimoramento didático e teórico-metodológico da disciplina Sociologia nos diferentes níveis educacionais em que ela é ministrada.



ATIVIDADES PROPOSTAS

1. Conquistar espaços para a prática de estágios no Ensino Médio, na disciplina Sociologia;
2. Organizar seminários extra-classe, palestras, oficinas temáticas, exibição de vídeos e outros.
3. Orientar pesquisas e elaboração de monografias voltadas para a temática das Ciências Sociais;
4. Desenvolver projetos voltados para a temática ensino de Sociologia, assim como das outras Ciências Socias;
5. Supervisionar monitorias no interior do próprio LECS e/ou cursos em que a Sociologia faz parte do currículo;
6. Organizar e coordenar mini-cursos de Sociologia, e das diferentes Ciências Sociais, para a comunidade;
7. Manter o intercâmbio acadêmico com alunos e professores de Sociologia de outras instituições educacionais, nos diferentes níveis em que a disciplina é ministrada.
8. Elaborar e/ou selecionar material didático para a prática da disciplina Sociologia, tais como textos, murais, vídeos e outros.

COORDENADORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Proposta de Normas Específicas que disciplinam a distribuição da carga horária e o processo de avaliação do Estágio Curricular do Curso de Ciências Sociais Licenciatura, elaboradas em obediência à Resolução nº 37/90 – CONSEPE.

I – DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA

A) ETAPAS DO ESTÁGIO CURRICULAR
O Estágio terá 4 (quatro) etapas principais:
1ª ETAPA – Introdução ao Estágio;
2ª ETAPA – Treinamento Intensivo;
3ª ETAPA – Observação Analítico-Crítica;
4ª ETAPA – Direção de Sala de Aula.

A carga horária (315 horas) será assim distribuída:

1ª ETAPA – (30 horas):
Introdução ao Estágio:
- Apresentação com Coordenador e Supervisores.

2ª ETAPA – (60 horas):
Treinamento Intensivo:
- Adoção sistemática de Micro-Aulas (30 horas);
- Avaliações simuladas (15 horas);
- Avaliação dos livros didáticos (10 horas);
- Planejamento didático (5 horas).

3ª ETAPA – (45 horas):
Observação Analítico-Crítica:
- Observação nos campos de estágio (10 horas);
- Observação dos professores no campo (30 horas);
- Planejamento com os professores (5 horas).

4ª ETAPA – (180 horas):
Direção de Sala de Aula: Execução da ação docente:
- Programa e preparação das aulas (50 horas);
- Regência das aulas (50 horas);
- Avaliação crítica com o Superv. Docente (20 horas);
- Avaliação crítica com o Coordenador (20 horas);
- Relatório Final das Atividades ( 40 horas).

B) PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação constará de 3 (três) notas, variando cada uma de 0 (zero) a 10 (dez) e observará a seguinte sistemática:



1ª Nota – Etapa de Treinamento Intensivo (Coordenador);
2ª Nota – Ao término da etapa de Observação Análitico-Crítico (Supervisor Docente);
3ª Nota – Ao término da etapa de Direção de Sala de Aula (Supervisor Técnico).
A média final do estagiário será a resultante da média aritmética das 3 (três) notas, correspondentes à avaliação do Estágio.
Será considerado aprovado o estagiário que integralizar a carga horária prevista para o Estágio Curricular e obtiver a nota mínima de 7 (sete), sendo vedada a recuperação, sob qualquer pretexto.
Os casos omissos nestas Normas Específicas serão decididos pelo Colegiado do Curso de Ciências Sociais e pela DIESC/PROEN, após ser ouvida a Coordenação do Estágio da Licenciatura em Ciências Sociais.

RECURSOS HUMANOS

As atividades do LECS - Laboratório de Ensino em Ciências Sociais - serão desenvolvidas, prioritariamente, por alunos do curso de Ciências Sociais, professores e funcionários do DEPSAN. A contribuição de alunos e professores de outros cursos da UFMA ou de outras Universidades, das áreas das Ciências Humanas, será sempre bem-vinda. O diálogo constante com alunos e profissionais do Ensino Médio será um dos requisitos para que as disciplinas sociológicas possam ser avaliadas com coerência e especificidade também nesse espaço educacional.


ESPAÇO FÍSICO

O LECS - Laboratório de Ensino em Ciências Sociais - desenvolverá suas atividades junto ao Departamento de Sociologia e Antropologia. A sede oficial do LECS será a sala (ainda a ser indicada pelo Conselho de Centro de Ciências Humanas/CCH). Contudo, a proposta futura é de um espaço físico especifico, independente e condizente com as atividades desenvolvidas tanto pela futura disciplina Prática de Ensino em Ciências Sociais, como pelo próprio LECS, o que será possível somente com a ampliação da área física do DEPSAN.

Mais Informações
Curso de Graduação em Ciências Sociais
Departamento de Sociologia e Antropologia
Av. dos Portugueses, s/n – Campus do Bacanga

PÁGINAS E DOCUMENTOS DA INTERNET COM CONTEÚDOS SOBRE
A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO.

http://fsarandy.sites.uol.com.br/
http://www.cfh.ufsc.br/~lastro/sociologias.htm
http://www.espacoacademico.com.br/005/05sofia.htm
http://www.sociologos.org.br/textos/sociol/ensinme1.htm
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/emr_l.php?t=013
http://www.estadao.com.br/educacao/noticias/2006/fev/19/131.htm
http://npmueg.ubbihp.com.br/pos3-9diniz.html
http://www.sociologos.org.br/materias_home/novo_livro.asp
http://portal.mec.gov.br/cne/index.php?option=content&task=category§ionid=6&id=110&Itemid=227
http://medio-sociologia.comprar-livro.com.br/