15 novembro, 2012

Ciências Sociais: Onde estão e para onde vão?‏


Cientistas sociais discutem avanços e perspectivas de suas áreas em evento na Academia Brasileira de Ciências. O diretor-presidente do Instituto Ciência Hoje, Renato Lessa, faz um balanço sobre o pensamento político no país e lança desafios ao campo.


As ciências sociais – muitas vezes tratadas como um bloco homogêneo, principalmente quando contrapostas às ciências ditas ‘duras’ – são múltiplas: debruçam-se sobre fenômenos distintos, possuem metodologias específicas e trilham caminhos nem sempre convergentes.
Qualquer tentativa de fazer um balanço do campo deve necessariamente levar em conta essa diversidade. Foi o caso da mesa-redonda sobre ciências sociais realizada no âmbito do simpósio ‘Avanços e Perspectivas da Ciência no Brasil, América Latina e Caribe’, promovido pela Academia Brasileira de Ciências na semana passada, no Rio de Janeiro.
Coordenada pelo historiador José Murilo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a mesa reuniu sociólogo, antropólogo e cientista político para uma reflexão conjunta – mas setorizada – de áreas que lutam para demarcar território na arena científica e, ao mesmo tempo, não abrem mão – ou não deveriam abrir, na opinião dos participantes – de seu caráter interpretativo intrínseco.
Fonte:
http://cienciahoje.uol.com.br/instituto-ch/destaques/2012/11/onde-estao-e-para-onde-vao