13 setembro, 2012

Ensino da Sociologia para Profissionais da Área


Comissão aprova projeto que limita ensino da sociologia a profissionais da área

12/09/2012 18:12
A Comissão de Educação da Câmara aprovou proposta (PL1446/11) que altera a legislação que rege a profissão de sociólogo para garantir que o ensino de sociologia seja exclusivo desses profissionais. A legislação vigente não prevê essa exclusividade.
Para o autor da proposta, deputado Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, a medida vai garantir qualidade para as aulas de sociologia ministradas em escolas de ensino médio ou superior.
O relator da proposta na comissão, deputado Luiz Noé, do PSB do Rio Grande do Sul, informou que as instituições de ensino terão um prazo de cinco anos, após a aprovação da lei, para se adaptarem a essa obrigatoriedade. O deputado acredita que esse prazo é suficiente para que mais jovens se formem nessa área.
Luiz Noé destaca que a matéria ministrada por profissionais formados em sociologia vai garantir mais qualidade às aulas.
"Nós vamos fazer com que as pessoas, principalmente as crianças, comecem a entender a sociedade onde vivem e a entender as suas relações e as suas articulações políticas e sociais e sem dúvida nenhuma comportamentais."
O presidente da Federação Nacional dos Sociólogos, Ricardo Antunes, é favorável ao projeto que representa, segundo ele, um ganho tanto para os profissionais quanto para a sociedade.
"Você vai ter um profissional com formação adequada com todo o currículo aí que versa a sociologia e as ciências sociais com esse cabedal, com toda essa bagagem para poder ministrar aula, no caso do ensino médio."
O projeto que torna exclusivo para sociólogos o ensino de sociologia ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, pode seguir para apreciação do Senado.
De Brasília, Karla Alessandra.