26 maio, 2012


"A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS foi fundada em assembleia no dia 11 de maio de 2012. Um projeto há muito desejado que se concretiza com apoios decisivos de pesquisadores e docentes de mais de 12 estados da federação e de todos os segmentos de ensino. A ABECS é uma instituição em defesa da promoção e da qualificação do ensino de ciências sociais e sua fundação se deu pelo esforço concentrado de muitos colegas dedicados, por iniciativa própria e voluntariado, desde a concepção até mesmo ao rateio das despesas, pois que não contou com nenhum tipo de apoio financeiro. E foi concebida e criada por meio de um processo democrático e transparente que envolveu profissionais altamente comprometidos com seu objeto, além da participação intensa de docentes da educação básica. Portanto, desde sua fundação cumpre com seus objetivos afirmados no manifesto de seu lançamento.
Em breve a gravação da assembleia de fundação estará disponível online para o conhecimento de todos. Assim como estarão disponíveis para conhecimento de todo(a)s a Ata de Fundação, o Estatuto e a ficha de associação com as devidas orientações. O site da associação está em construção, assim como o projeto de sua revista. Há comissões específicas trabalhando para isso e assim que disponíveis repassarei as informações.
Agradecemos aos que contribuíram para que este projeto se tornasse uma realidade. Agora temos muito trabalho pela frente, rumo ao I Congresso ABECS, em Aracajú, abril do próximo ano. Participem!
À Direção pro tempore eleita, nossos votos de sucesso ante os desafios que enfrentarão. A todo(a)s nossos agradecimentos.
Em anexo, foto da Direção pro tempore, ao final da assembleia de fundação. A Direção pro tempore conta com docentes e pesquisadores da educação básica e do ensino superior, de diferentes estados da federação:

Presidente: Amurab Oliveira - AL
1º Vice presidente: Thiago Ingrassia - RS
2º Vice presidente: Sônia Jobm - RJ
Tesoureiro: Fabson Calixto - AL
Secretária Executva: Tania Magno - SE
Secretária Adjunta: Elinete Aquino - RJ
Secretário Adjunto: Rodolfo Feitosa - PE
Comissão de Legislação e Recursos: Amaury Moraes - SP
Comissão de Formação Docente: Luiz Fernandes - RJ
Comissão do Portal: Nelson Tomazzi - PR
Comissão Revista: Adélia Miglievch - ES
Comitê de Ética: Maykon Almeida - RJ
Conselho Fiscal:
1º Titular: Flávio Sarandy - RJ
2º Titular: Eleanor Palhano - PA
3º Titular: Luis Fernando - RS
1º Suplente: Fátima Ivone - RJ
2º Suplente: Nalayne Pinto - RJ"

* * * 
"Perguntas e Respostas sobre a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais

O que é a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais?
A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais ou ABECS é uma associação civil cuja finalidade maior é promover o ensino de ciências sociais no Brasil.O propósito da ABECS, de acordo com o Manifesto de lançamento desta iniciativa, é agregar professores da educação básica àqueles das universidades que estejam interessados ou preocupados com o ensino das ciências sociais, em todos os segmentos educacionais. Além de criar canais de comunicação entre estes professores propõe-se realizar uma ponte entre educação básica e universidade. Parte-se da ideia que não há nenhuma organização brasileira que trate especificamente desta questão e ao mesmo tempo integre todos os professores de todos os segmentos de ensino. Por isso, a ABECS deve integrar como seus associados os professores da educação básica, dos cursos de graduação e de pós-graduação em ciências sociais e afins, e também em caráter temporário, até que se tornem professores, os graduandos e pós-graduandos nestas áreas.

Qual ou quais o(s) objetivo(s) da ABECS?
De acordo com a proposta de estatuto a ser aprovada em Assembelia de Fundação da ABECS, constituem objetivos da associação:
A ABECS não é um sindicato. A ABECS é uma associação civil.
Cabe observar, em primeiro lugar, que o artigo 511 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT distingue entre associação profissional e sindicato. Sobretudo se a interpretação se der em conjunto com o artigo 53 do Código Civil Brasileiro e a doutrina jurídica estabelecida. Assim, é possível a criação de uma associação profissional em um setor econômico, ainda que já exista um sindicato do mesmo setor. A principal diferença, no entanto, é que a associação profissional não representará a categoria, vale dizer, não assinará convenções trabalhistas nem receberá contribuição sindical, pois que representa somente os seus associados e não "toda a categoria", como o sindicato. A finalidade de uma associação profissional, segundo a legislação vigente, é de fomentar estudos e atuar em defesa dos interesses profissionais, em nosso caso, a promoção e a qualificação do ensino das ciências sociais em todos os segmentos do ensino. Como reza a CLT, em seu artigo 511, “É lícita a associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos, ou profissionais liberais, exerçam, respectivamente, a mesma atividade ou profissão ou atividade ou profissões similares ou conexas”. Em conjunto com o artigo 53, tem a doutrina jurídica acolhido o conceito de associação profissional como voltada a objetivos de interesse profissional, porém sem poder de representação da categoria perante o Estado e distinta de sindicato.Entretanto, para o nosso entendimento comum e para além das classificações terminológicas basta compreendermos que a ABECS é uma associação civil.A ABECS, portanto, é pessoa jurídica de direito civil com escopo, objetivos e normas específicas, em atenção aos princípios e normas constitucionais e ao Código Civil. De um ponto de vista jurídico, portanto, define-se como associação civil. Do um ponto de vista de seu objeto define-se como uma associação científica (ou acadêmica, compreendida aqui a expressão "acadêmica" como "relativa ao ensino"), cujas finalidades estão estabelecidas em sua proposta de estatuto, como normatiza o Código Civil. E não sendo um sindicato, a associação a ser fundada não pretende - porque, inclusive, não poderia pretender - representar a categoria dos cientistas sociais ou dos professores de ciências sociais ou de sociologia, porém representar os seus associados, que por vontade e decisão individual se associarem. Isso não significa que a associação não trabalhará para todos os professores de ciências sociais, de todos os segmentos de ensino, pois na medida em que atuar na defesa do ensino das ciências sociais, incluída aqui a sociologia como disciplina do ensino médio, e na medida em que atuar para a qualidade deste ensino, beneficiará a todos, indistintamente e independente de serem associados ou não. Mas não poderá juridicamente, nem é seu propósito, falar em nome dos profissionais da categoria, o que já foi previsto em seu projeto original e no Manifesto de lançamento desta iniciativa.
A ABECS não é um sindicato. A ABECS é uma associação civil.
Cabe observar, em primeiro lugar, que o artigo 511 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT distingue entre associação profissional e sindicato. Sobretudo se a interpretação se der em conjunto com o artigo 53 do Código Civil Brasileiro e a doutrina jurídica estabelecida. Assim, é possível a criação de uma associação profissional em um setor econômico, ainda que já exista um sindicato do mesmo setor. A principal diferença, no entanto, é que a associação profissional não representará a categoria, vale dizer, não assinará convenções trabalhistas nem receberá contribuição sindical, pois que representa somente os seus associados e não "toda a categoria", como o sindicato. A finalidade de uma associação profissional, segundo a legislação vigente, é de fomentar estudos e atuar em defesa dos interesses profissionais, em nosso caso, a promoção e a qualificação do ensino das ciências sociais em todos os segmentos do ensino. Como reza a CLT, em seu artigo 511, “É lícita a associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos, ou profissionais liberais, exerçam, respectivamente, a mesma atividade ou profissão ou atividade ou profissões similares ou conexas”. Em conjunto com o artigo 53, tem a doutrina jurídica acolhido o conceito de associação profissional como voltada a objetivos de interesse profissional, porém sem poder de representação da categoria perante o Estado e distinta de sindicato.Entretanto, para o nosso entendimento comum e para além das classificações terminológicas basta compreendermos que a ABECS é uma associação civil.A ABECS, portanto, é pessoa jurídica de direito civil com escopo, objetivos e normas específicas, em atenção aos princípios e normas constitucionais e ao Código Civil. De um ponto de vista jurídico, portanto, define-se como associação civil. Do um ponto de vista de seu objeto define-se como uma associação científica (ou acadêmica, compreendida aqui a expressão "acadêmica" como "relativa ao ensino"), cujas finalidades estão estabelecidas em sua proposta de estatuto, como normatiza o Código Civil. E não sendo um sindicato, a associação a ser fundada não pretende - porque, inclusive, não poderia pretender - representar a categoria dos cientistas sociais ou dos professores de ciências sociais ou de sociologia, porém representar os seus associados, que por vontade e decisão individual se associarem. Isso não significa que a associação não trabalhará para todos os professores de ciências sociais, de todos os segmentos de ensino, pois na medida em que atuar na defesa do ensino das ciências sociais, incluída aqui a sociologia como disciplina do ensino médio, e na medida em que atuar para a qualidade deste ensino, beneficiará a todos, indistintamente e independente de serem associados ou não. Mas não poderá juridicamente, nem é seu propósito, falar em nome dos profissionais da categoria, o que já foi previsto em seu projeto original e no Manifesto de lançamento desta iniciativa.
(...)

Que ações estão originalmente previstas no projeto da ABECS?
Conforme o Manifesto de lançamento desta iniciativa, propõe-se como ações básicas:
(...)
O projeto ABECS prevê originalmente ser uma estrutura administrativa pequena e ágil no nível nacional e criar Unidades Regionais, que tenham maior presença na vida dos professores e possam atuar mais diretamente nas questões que surgirem. Em muitos estados será possível criar mais de uma Unidade Regional, devido ao número de universidades e escolas do ensino médio e mesmo levando em conta a diversidade regional e a questão espacial. A ideia é que as Unidades Regionais sejam autônomas e possam trabalhar sem o controle nacional e com muita independência, pois que as ações da ABECS deverão ser locais e de interesse local e/ ou nacional. A ABECS, como associação científica, logo, associação civil, prevê um trabalho administrativo descentralizado, enraizado localmente, e por iniciativa dos próprios associados. Portanto, as Unidades Regionais serão criadas onde os associados de cada localidade decidirem por iniciativa e esforço próprio. Não haverá imposição e decisões "de cima pra baixo", a não ser no que se refere ao estatuto da associação, que será válido para todos os associados e, portanto, para todas as Unidades Regionais. Às Unidades Regionais, como instância de ação da ABECS, cabem definir como implementar os objetivos da associação. A direção da associação, em nível nacional, será constituída por sistema colegiado com a participação de representantes de cada Unidade Regional. Para constituir uma Unidade Regional os associados deverão se reunir em suas localidades, discutirem os objetivos da associação e um plano de ações e, por fim, proporem sua criação de acordo com o que for estipulado em estatuto.


Como se iniciou o processo de criação desta associação?
Um grupo de professores e pesquisadores, da educação básica e do ensino superior, todos há muito envolvidos com a defesa, o ensino, a formação docente e a pesquisa acadêmica no âmbito da sociologia como disciplina do ensino médio, alguns membros ou ex-membros da antiga Comissão de Ensino da SBS, decidiram propor a iniciativa, que vinha sendo cogitada há alguns anos por diversos profissionais da área, e buscaram mobilizar tanto quanto possível os demais colegas para integrarem este projeto. Este mesmo grupo elaborou e assinou o Manifesto que lançou a iniciativa, disponível online.

Quem está organizando o processo de criação da Associação?
Em primeiro lugar, constituíram organizadores da associação os que originalmente assinaram o Manifesto que lançou a proposta da associação. Entretanto, como desde o início foi criado um grupo virtual, no Google Grupos, para que docentes e pesquisadores de todos os segmentos de ensino e de de todos os estados do país, que estivessem interessados, pudessem participar, decidiu-se que por iniciativa própria e individual e por consenso no próprio grupo virtual, colegas se apresentassem para coordenar o trabalho organizativo. Assim foi sendo constituída uma divisão de trabalho e os próprios integrantes do grupo virtual foram assumindo as tarefas necessárias à fundação da associação. Diversas questões foram debatidas e decididas, inclusive por eleição virtual, pela totalidade dos integrantes do grupo virtual, a exemplo de seu nome, da cidade sede da fundação da associação, das instituições que ficariam responsáveis pelo trabalho prático-operacional e pelo fornecimento de local adequado para a fundação da associação. Assim foi proposto o Colégio Pedro II por razão simbólica. Do mesmo modo os colegas da UFRRJ se apresentaram com a possibilidade de acolher o evento de fundação com infra-estrutura institucional. Localmente, na cidade escolhida para a fundação, foi constituída uma comissão de apoio local com a finalidade de elaborar uma programação para o evento de fundação, dado que tal tarefa implicou em conversar com as pessoas das instituições que ofereceram as condições materiais para o evento de fundação, no caso, a UFRRJ e o Colégio Pedro II. Assim que a programação foi concluída, foi apresentada no grupo virtual para deliberação e aprovada. Portanto, todos os que fazem parte do grupo virtual, em princípio, constituem os organizadores, os autores da concepção e os responsáveis pela fundação da associação, ainda que a inciativa da associação tenha nascido de um projeto proposto à discussão e à aceitação voluntária, ainda que nem todos tenham oferecido contribuições diretas e específicas, ainda que nem todos tenham assumido tarefas e responsabilidades de coordenação dos debates sobre aspectos da organização da associação e ainda que nem todos tenham assumido funções práticas de organização do evento de fundação. As funções de operacionalização prática do evento de fundação (dos debates e, principalmente, da Assembleia de Fundação da associação) ficaram sob a responsabilidade dos colegas das instituições que forneceram as condições institucionais e materiais para a fundação da associação, com o apoio, mais uma vez, voluntário, de quem se dispôs a ajudar. Todas as contribuições para a organização e fundação da associação tem sido enviadas diretamente ao grupo virtual e neste âmbito discutidas, apreciadas e deliberadas. (...)".
Um grupo de professores e pesquisadores, da educação básica e do ensino superior, todos há muito envolvidos com a defesa, o ensino, a formação docente e a pesquisa acadêmica no âmbito da sociologia como disciplina do ensino médio, alguns membros ou ex-membros da antiga Comissão de Ensino da SBS, decidiram propor a iniciativa, que vinha sendo cogitada há alguns anos por diversos profissionais da área, e buscaram mobilizar tanto quanto possível os demais colegas para integrarem este projeto. Este mesmo grupo elaborou e assinou o Manifesto que lançou a iniciativa, disponível online.


Quem está organizando o processo de criação da Associação?
Em primeiro lugar, constituíram organizadores da associação os que originalmente assinaram o Manifesto que lançou a proposta da associação. Entretanto, como desde o início foi criado um grupo virtual, no Google Grupos, para que docentes e pesquisadores de todos os segmentos de ensino e de de todos os estados do país, que estivessem interessados, pudessem participar, decidiu-se que por iniciativa própria e individual e por consenso no próprio grupo virtual, colegas se apresentassem para coordenar o trabalho organizativo. Assim foi sendo constituída uma divisão de trabalho e os próprios integrantes do grupo virtual foram assumindo as tarefas necessárias à fundação da associação. Diversas questões foram debatidas e decididas, inclusive por eleição virtual, pela totalidade dos integrantes do grupo virtual, a exemplo de seu nome, da cidade sede da fundação da associação, das instituições que ficariam responsáveis pelo trabalho prático-operacional e pelo fornecimento de local adequado para a fundação da associação. Assim foi proposto o Colégio Pedro II por razão simbólica. Do mesmo modo os colegas da UFRRJ se apresentaram com a possibilidade de acolher o evento de fundação com infra-estrutura institucional. Localmente, na cidade escolhida para a fundação, foi constituída uma comissão de apoio local com a finalidade de elaborar uma programação para o evento de fundação, dado que tal tarefa implicou em conversar com as pessoas das instituições que ofereceram as condições materiais para o evento de fundação, no caso, a UFRRJ e o Colégio Pedro II. Assim que a programação foi concluída, foi apresentada no grupo virtual para deliberação e aprovada. Portanto, todos os que fazem parte do grupo virtual, em princípio, constituem os organizadores, os autores da concepção e os responsáveis pela fundação da associação, ainda que a inciativa da associação tenha nascido de um projeto proposto à discussão e à aceitação voluntária, ainda que nem todos tenham oferecido contribuições diretas e específicas, ainda que nem todos tenham assumido tarefas e responsabilidades de coordenação dos debates sobre aspectos da organização da associação e ainda que nem todos tenham assumido funções práticas de organização do evento de fundação. As funções de operacionalização prática do evento de fundação (dos debates e, principalmente, da Assembleia de Fundação da associação) ficaram sob a responsabilidade dos colegas das instituições que forneceram as condições institucionais e materiais para a fundação da associação, com o apoio, mais uma vez, voluntário, de quem se dispôs a ajudar. Todas as contribuições para a organização e fundação da associação tem sido enviadas diretamente ao grupo virtual e neste âmbito discutidas, apreciadas e deliberadas. (...)".

Quem está organizando o processo de criação da Associação?
Em primeiro lugar, constituíram organizadores da associação os que originalmente assinaram o Manifesto que lançou a proposta da associação. Entretanto, como desde o início foi criado um grupo virtual, no Google Grupos, para que docentes e pesquisadores de todos os segmentos de ensino e de de todos os estados do país, que estivessem interessados, pudessem participar, decidiu-se que por iniciativa própria e individual e por consenso no próprio grupo virtual, colegas se apresentassem para coordenar o trabalho organizativo. Assim foi sendo constituída uma divisão de trabalho e os próprios integrantes do grupo virtual foram assumindo as tarefas necessárias à fundação da associação. Diversas questões foram debatidas e decididas, inclusive por eleição virtual, pela totalidade dos integrantes do grupo virtual, a exemplo de seu nome, da cidade sede da fundação da associação, das instituições que ficariam responsáveis pelo trabalho prático-operacional e pelo fornecimento de local adequado para a fundação da associação. Assim foi proposto o Colégio Pedro II por razão simbólica. Do mesmo modo os colegas da UFRRJ se apresentaram com a possibilidade de acolher o evento de fundação com infra-estrutura institucional. Localmente, na cidade escolhida para a fundação, foi constituída uma comissão de apoio local com a finalidade de elaborar uma programação para o evento de fundação, dado que tal tarefa implicou em conversar com as pessoas das instituições que ofereceram as condições materiais para o evento de fundação, no caso, a UFRRJ e o Colégio Pedro II. Assim que a programação foi concluída, foi apresentada no grupo virtual para deliberação e aprovada. Portanto, todos os que fazem parte do grupo virtual, em princípio, constituem os organizadores, os autores da concepção e os responsáveis pela fundação da associação, ainda que a inciativa da associação tenha nascido de um projeto proposto à discussão e à aceitação voluntária, ainda que nem todos tenham oferecido contribuições diretas e específicas, ainda que nem todos tenham assumido tarefas e responsabilidades de coordenação dos debates sobre aspectos da organização da associação e ainda que nem todos tenham assumido funções práticas de organização do evento de fundação. As funções de operacionalização prática do evento de fundação (dos debates e, principalmente, da Assembleia de Fundação da associação) ficaram sob a responsabilidade dos colegas das instituições que forneceram as condições institucionais e materiais para a fundação da associação, com o apoio, mais uma vez, voluntário, de quem se dispôs a ajudar. Todas as contribuições para a organização e fundação da associação tem sido enviadas diretamente ao grupo virtual e neste âmbito discutidas, apreciadas e deliberadas. (...)".

  1. Congregar os profissionais que atuem no ensino ou pesquisem sobre o ensino das Ciências Sociais/Sociologia, em todos os níveis e segmentos deste setor, a saber: educação básica, graduação e pós-graduação;
  2. Apoiar os eventos e fóruns dedicados ao ensino e a pesquisa do ensino das Ciências Sociais/Sociologia, em todo o território nacional;
  3. Discutir a formulação, implementação, execução e avaliação de políticas públicas de educação, sobretudo, as voltadas ao ensino das Ciências Sociais/Sociologia, e posicionar–se em relação a elas;
  4. Promover o diálogo entre as ciências de referência, (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) a educação e áreas afins, com vistas ao desenvolvimento do ensino das Ciências Sociais, estimulando os seus membros a participarem e contribuírem em diferentes fóruns, associações científicas e demais eventos que tratem de assuntos relativos ao ensino das Ciências Sociais/Sociologia;
  5. Zelar pelos interesses comuns de seus associados no que concerne às atividades do ensino de Ciências Sociais/Sociologia nas suas variadas dimensões;
  6. Atuar na obtenção de recursos para o desenvolvimento de atividades relevantes para a área, em especial nos âmbitos do ensino, da pesquisa, desenvolvimento e formação;
  7. Apoiar e dispor de veículos de divulgação da produção didático–científica da área;
  8. Apoiar e promover a formação dos profissionais que atuam no ensino de Ciências Sociais/Sociologia em todos os níveis, modalidades e segmentos de ensino;
  9. Apoiar e promover a pesquisa acerca do ensino das Ciências Sociais/Sociologia, em todas as temáticas, abordagens e paradigmas de interesse de seus membros;
  10. Estimular a parceria, o diálogo local, regional, nacional e internacional, bem como a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando com outras organizações de atividades que visem a interesses comuns;
  11. Subsidiar e divulgar a pesquisa educacional vinculada ao ensino das Ciências Socais/Sociologia no âmbito das universidades e instituições de pesquisa;
  12. Atuar como fórum de debates, contribuindo para uma avaliação sistemática e fundamentada das ações realizadas no setor e posicionar–se em defesa do interesse público encaminhando propostas e sugestões a órgãos que efetivam políticas públicas ou ações de formação, pesquisa e ensino das Ciências Sociais/Sociologia ;
  13. Promover o contato entre as instituições de ensino superior e as de ensino fundamental e médio visando à troca de experiências educacionais entre elas;
  14. Apoiar o desenvolvimento da educação em geral na sociedade brasileira, contribuindo para o seu aprimoramento democrático;
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A ABECS é um sindicato?

- Manter um site (ou portal) onde todos podem se referir e postar suas questões, discutir, encontrar materiais de


apoio, etc.



- Criar a revista (eletrônica) para publicizar a produção relacionada ao ensino das ciências sociais.



- Propiciar apoio logístico junto a órgãos estaduais e federais para a realização de eventos e outras questões



 que forem necessárias



- Manter relação com a demais Sociedades/Associações científicas (SBS-ABCP-ABAS) e outras de Ensino


(Filosofia, Geografia, História, etc. ), bem como com os Sindicatos nos



níveis regional e nacional, esclarecendo que se propõe uma atuação complementar a estas organizações.


O que são Unidades Regionais e como constituí-las?
O projeto ABECS prevê originalmente ser uma estrutura administrativa pequena e ágil no nível nacional e criar Unidades Regionais, que tenham maior presença na vida dos professores e possam atuar mais diretamente nas questões que surgirem. Em muitos estados será possível criar mais de uma Unidade Regional, devido ao número de universidades e escolas do ensino médio emesmo levando em conta a diversidade regional e a questão espacial. A ideia é que as Unidades Regionais sejam autônomas epossam trabalhar sem o controle nacional e com muita independência, pois que as ações da ABECS deverão ser locais e de interesse local e/ ou nacional. A ABECS, como associação científica, logo, associação civil, prevê um trabalho administrativo descentralizado, enraizado localmente, e por iniciativa dos próprios associados. Portanto, as Unidades Regionais serão criadas onde os associados de cada localidade decidirem por iniciativa e esforço próprio. Não haverá imposição e decisões "de cima pra baixo", a não ser no que se refere ao estatuto da associação, que será válido para todos os associados e, portanto, para todas as Unidades Regionais. Às Unidades Regionais, como instância de ação da ABECS, cabem definir como implementar os objetivos da associação. A direção da associação, em nível nacional, será constituída por sistema colegiado com a participação de representantes de cada Unidade Regional. Para constituir uma Unidade Regional os associados deverão se reunir em suas localidades, discutirem os objetivos da associação e um plano de ações e, por fim, proporem sua criação de acordo com o que for estipulado em estatuto."

Fonte: http://sociologiaemteste.blogspot.com.br/2012/05/sobre-abecs.html

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Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Nova linha de pesquisa "Ensino de Sociologia" que possui como ementa:
Esta linha de pesquisa desenvolve estudos sobre as dimensões sociais, políticas e culturais dos processos de ensino das ciências sociais/sociologia, concentrando-se nas seguintes temáticas: 1) o ensino de sociologia na Educação Básica (compreendendo todos os níveis e modalidades); 2) o ensino religioso (ER) no ensino fundamental; 3) o ensino de Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) na educação superior e na pós-graduação; 4) a formação do cientista social; 5) a formação do professor de sociologia para a educação básica; 6) conteúdos, metodologias, currículos e epistemologias do ensino de Ciências sociais, das religiões e da sociologia para a educação básica.

TÓPICOS

Escola e currículo;
Proposta das Ciências Sociais (trabalho, desigualdades, etnicidades, gênero, juventude, Estado e política educacional);
Metodologia de Ensino e Formação do Cientista Social;
Análise de dados para o ensino de Ciências Sociais;
A inserção das Ciências Sociais na formação universitária;
Ensino Religioso

Para maiores informações veja o folder e acesse o sítio: