07 junho, 2010

GT Em Defesa do Ensino de Sociologia

UFF. GT Em Defesa do Ensino de Sociologia
09 de junho de 2010. 18:00
DARS de Ciências Sociais Térreo Bloco N
Por conta de vários fatores colocados pelos colegas, temos deficiências em nossa formação acadêmica, e não só temos e admitimos a deficiência que temos em nosso processo de formação, como a reproduzimos no Ensino Médio enquanto professores:
- Uma pretensa e ingênua neutralidade
- Um afastamento e certo menosprezo pelos alunos
- O afastamento entre teoria e prática
O grupo começou a se reunir preocupado com a confusão que se instaura nas propostas e práticas curriculares para o ensino de Sociologia para o Ensino Médio, e equívocos que têm como causa o já longo processo de intermitência da disciplina na Educação Básica, além das questões que permeiam o Ensino Superior, essenciais para a formação dos professores neste caso. Já existe um acúmulo de conhecimento sobre isso, ainda que escasso. O grupo para dar andamento à construção do currículo e de materiais didáticos precisa se colocar comum acordo com as seguintes premissas:
ü Sociologia, entre os saberes que existem é uma ciência. Portanto não é senso comum, não é religião, não é filosofia (apesar de utilizá-la).
ü Sociologia com relação às outras disciplinas não é literatura, não é história, não é geografia, e, como já citado, não é filosofia.
ü O currículo do Ensino Médio não deve se deter a uma miscelânea teórica, temática ou conceitual e sim fazer sentido e ter uma lógica com o que consideramos que é realmente necessário no contexto que vivemos e neste nível de ensino, em contraste com o ensino superior.
ü O professor deve trabalhar de acordo com uma sólida fundamentação teórica, pois terá facilidade em construir o currículo, dando lógica para o mesmo e inclusive mais segurança para trabalhar com outros pontos de vista, quando necessário.
CONVIDAMOS. GT EM DEFESA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA.