07 maio, 2010

Em Defesa do Ensino de Sociologia: SOCIOLOGIA NÃO É IDEOLOGIA!!!

UFF. GT Em Defesa do Ensino de Sociologia
12 de maio de 2010. 7º reunião. 18:00

DARS de Ciências Sociais Térreo Bloco N

Infelizmente, alguns colegas ainda não exercitam plenamente a atividade como professores de Sociologia em suas respectivas escolas, pois muitas mantêm a disciplina, junto com a Filosofia, como algo de menor valor. Alguns colegas recebem ordem da direção e do conselho de classe para que não reprove nenhum aluno, tendo um poder secundário na escola e no conselho de classe.
Por isso reforçamos o nome do GT Em Defesa do Ensino de Sociologia, o qual acredita que o recuo de alguns intelectuais com relação ao currículo da Secretaria de Estado de Educação, e outros posicionamentos pseudo neutros, acabam legitimando a desqualificação do conhecimento de Sociologia como algo menor em várias escolas.
O currículo da Secretaria vem sendo acusado de ideológico. “Compreender que a dominação européia expressa pelo colonialismo e pelo imperialismo é a causa fundamental das desigualdades sociais.” Porque a compreensão deste processo pelos alunos é algo ideológico??? Isto é um fato objetivo. Porque o receio em ensinar o que de fato aconteceu, devemos negar a história em nome de quê. Qual seria a causa fundamental não ideológica das desigualdades sociais???
A desigualdade social não tem uma causa objetiva? Depende do olhar de cada um? E por isso não seria possível o alcance de uma causa objetiva? Isto sim é ideologia, cada um possui uma idéia diferente sobre as causas fundamentais das desigualdades sociais. Algumas dessas idéias correspondem à realidade e outras não, e estas têm que ser eliminadas do currículo, pois a SOCIOLOGIA não se coloca como obrigatória para trazer confusão à cabeça do aluno de Ensino Médio e sim dar sentido às relações sociais objetivas que se estabeleceram no espaço geográfico e no tempo histórico.

SOCIOLOGIA NÃO É IDEOLOGIA!!!

O grupo vem tentando construir, não no plano ideológico, e sim objetivo, qual seria a lógica da organização dos conteúdos, por exemplo, o que viria primeiro, quais seriam as propostas iniciais para introdução ao estudo da Sociologia no Ensino Médio.
Convidamos a todos para que possamos dar prosseguimento a Defesa do Ensino de Sociologia nos espaços de trabalho e de estudo, pois sabemos da precariedade das licenciaturas em Ciências Sociais (ou Sociologia), por conta do processo histórico, e portanto objetivo que vivemos, tentamos restabelecer aquilo que foi freado pela Ditadura Militar.
Sejam bem vindos, GT Em Defesa do Ensino de Sociologia!

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