MANIFESTO DO GRUPO DE TRABALHO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA (2003)
Diante dos dados apresentados pela enquete recentemente realizada junto aos alunos do curso de Graduação em Ciências Sociais desta Universidade, passamos a considerar os seguintes aspectos:
1. Tendo em vista o registro do índice apresentado, revelando que mais de 80 % dos discentes do Curso desejam se formar nas duas habilitações (Bacharelado e Licenciatura);
2. Levando em conta ao aumento da relação candidato/vaga no Vestibular da UFMA, o que demonstra o crescente interesse pelo Curso – aumentando a demanda da sociedade;
3. Considerando a manutenção e ampliação da disciplina Sociologia no Ensino Médio. Cabe ressaltar que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais ainda faltam ser inseridas na Área de Humanas a Antropologia, o Direito e a Psicologia;
4. Tendo em vista, ainda, a nossa reivindicação para que as vagas no Sistema de Ensino sejam preenchidas através de concurso público restringindo as inscrições aos bacharéis (provisoriamente) e aos licenciados em Ciências Sociais;
5. Somando-se mais o fato de estarmos reivindicando a realização de concurso público para a carreira de sociólogo para a Administração do Estado – em audiência do Sindicato com o Governador;
Refletindo sobre todos estes dados que revelam uma nova realidade para os estudantes e professores do Curso de Ciências Sociais, percebemos que estes pontos merecem ser avaliados pelo conjunto da comunidade universitária militante nesta área do conhecimento.
Sendo assim, apresentamos algumas reivindicações a este Colegiado de Curso:
1. Compor o Colegiado com, no mínimo, um membro a mais do Departamento de Educação da UFMA – já que oferecem diversas disciplinas para a Licenciatura;
2. Colocar um horário específico para o Estágio Supervisionado na Grade da Lista de Oferta do Curso;
3. Compor um novo Fluxograma em que seja previsto uma Seqüência Aconselhada para os alunos que escolhem as 2 habilitações;
4. Expor e conscientizar os professores e alunos do Curso de Ciências Sociais que não se está formando exclusivamente pesquisadores especialistas (precoces) em apenas um aspecto da realidade social, mas também estão se formando professores que devem possuir conhecimentos dos Clássicos, de princípios da cidadania e do espírito crítico, necessários ao docente de Ensino Médio e Fundamental;
5. Que o Re-credenciamento do Curso de Ciências Socais leve em conta esta nova realidade e incorpore as mudanças que forem precisas para a melhoria da Graduação.
Por fim estas reivindicações se juntam as antigas que permanecem, referentes a melhoria e efetiva instituição da Licenciatura de Ciências Sociais na UFMA – principalmente no que tange as condições físicas infra-estruturais do Laboratório de Ensino em Ciências Sociais.
São Luís, janeiro de 2003.
Grupo de Trabalho de Licenciatura.
Coordenação de Licenciatura.